Dicas

É verdade que Noz da Índia emagrece?

Noz da Índia emagrece

A grande maioria das pessoas certamente já utilizou algum produto indicado para perder peso de forma rápida.

Seja um alimento, uma receita ou algum tipo de chá, é muito comum o surgimento de produtos milagrosos que prometem o emagrecimento veloz.

Um desses milagres tem sido associado ao consumo da noz da Índia. Muitas pessoas que buscam resultados rápidos fazem seu uso em forma de chá ou o alimento cru diariamente.

Mas será verdade que a noz da Índia emagrece? Muitos falam bem e outros já não acreditam no seu poder emagrecedor. Vamos entender todos os pontos que cercam esse alimento.

O que é noz da Índia?

Primeiro, antes de tudo, o que é Noz da Índia? Noz da Índia é a semente do fruto de uma árvore chamada “Nogueira-de-Iguape” (Aleurites moluccana) e é natural da Indonésia. É cultivada em muitas partes do mundo, inclusive aqui no Brasil.

Ela chegou ao Brasil principalmente pela sua mágica de emagrecimento e ajuda intestinal.

É um produto que chegou ao mercado como um milagre do emagrecimento sem necessidade de dieta. Porém, como em qualquer caso de produtos que mexem com o corpo, o mau manuseamento por causar graves consequências ao corpo humano.

A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – já proibiu a venda em todo o território nacional, tal como outros países já fizeram.

Controvérsia sobre seu uso

Comecemos pela proibição. Em 05 de Fevereiro de 2016 o governo do Estado do Mato Grosso do Sul publicou uma nota técnica sobre a “intoxicação pelo uso da ‘Noz da Índia’”. Segundo o artigo, e isso varia de corpo para corpo e pessoa para pessoa, após o consumo da primeira semente alguns sintomas já podem surgir tais como: náuseas, vômitos, cólicas abdominais violentas… Com possibilidade de evolução no quadro de sintomas, ou seja, a situação pode ficar mais grave para seu usuário.

Entre problemas renais e neurológicos possíveis da Noz da Índia, não existe nenhum produto registrado (em termos legais) com essa espécie de semente.

Amplamente divulgada na internet como um milagre do emagrecimento, muitos blogs e páginas se esquivam ou não divulgam que há diferença entre emagrecimento natural, controlado com dietas e exercícios, e perda de peso nociva ao corpo humano.

Também costumando, não sabemos se de forma consciente ou inconsciente, não diferenciar a Noz da Índia do “Chapéu de Napoleão” as páginas da internet podem agravar mais ainda a situação da pessoa. As sementes dessa última são altamente tóxicas quando ingeridas.

A noz da Índia emagrece?

Embora a noz da índia venha sendo vendida na internet como um emagrecedor milagroso, não há nenhuma comprovação científica de que ela realmente funcione no processo de emagrecimento.

Segundo estudos, o extrato da folha tem um efeito na lipase que é uma enzima que inibe a absorção da gordura, porém isso foi feito com o extrato da folha, não com a semente, com a noz como é vendida aqui no Brasil.

Ainda partir do extrato ela tem uma função analgésica e anti-inflamatória. Aqui no Brasil ela vem sendo consumida diariamente crua e não existe estudos que comprovem essa eficácia.

O consumo da noz da Índia faz mal?

A noz da índia pode fazer mal, pois um de seus efeitos é a ação laxativa, ou seja, pode gerar diarreia. A diarreia crônica atrapalha a absorção de várias vitaminas e minerais então cronicamente essa diarreia pode trazer muito prejuízo ao organismo.

Não há respaldo científico que comprove que ela é segura para consumo diário, os próprios sites que vendem relatam que pode ser um dos efeitos colaterais.

É importante tomar cuidado com o consumo sem orientação profissional. Antes de você sair por aí consumindo o que a internet te vende, fique atento, pesquise, procure um respaldo profissional e científico para utilizar com segurança.

Alerta para quem busca resultados rápidos

Muita gente se engana pensando que os produtos naturais não fazem mal a saúde, mas não é sempre assim.

Muitos alimentos consumidos crus ou diariamente podem causar toxicidade no corpo ou interagir com outras doenças já existentes. Então nem sempre o produto saudável vai garantir sua saúde.

Por isso a importância de se procurar um médico antes de fazer uso de qualquer tratamento.

Sempre desconfie dessas fórmulas milagrosas de emagrecimento, você pode correr graves efeitos colaterais.

Invista em uma alimentação saudável e na prática de alguma atividade física, os resultados vão ser em longo prazo e farão um bem enorme em sua saúde.

About the author

AgenciaJapi

Adicionar Comentário

Click here to post a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *