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Dieta cetogênica: como emagrecer rápido de forma garantida

dieta cetogênica

São muitas as dúvidas sobre os métodos mais eficazes para quem deseja emagrecer, conheça a dieta cetogênica

Isso porque, hoje em dia, esses métodos são muitos. Um deles consiste na eliminação dos carboidratos da dieta.

De fato, os carboidratos são muito temidos por quem deseja perder peso. E cortá-los pode, realmente, proporcionar uma queima rápida de massa acumulada.

No entanto, como em toda dieta, é necessário que tome alguns cuidados e que se saiba de alguns efeitos que podem advir dessa privação de carboidratos.

Tendo isso em mente, resolvemos apresentar esse método em mais detalhes, a fim de sanar eventuais dúvidas. Confira!

EVITAR CARBOIDRATOS PARA EMAGRECER? ENTENDENDO O PAPEL DESSE NUTRIENTE NO ORGANISMO E SEUS TIPOS

Antes de falar sobre o assunto proposto, é importante que tenhamos em mente o que vem a ser esse nutriente.

Primeiramente, devemos explicar o que são carboidratos. Estes macronutrientes são as principais fontes de energia do corpo humano.

Entre suas funções, podemos mencionar a proteção dos músculos e a manutenção de um funcionamento cerebral adequado. Também é crucial para que o metabolismo ocorra de maneira adequada.

Os carboidratos podem influenciar de maneira determinante o humor, visto que estão diretamente relacionados à produção de serotonina.

É também de suma importância para atletas por ser fonte de energia, necessária para o bom desempenho de atividades físicas.

Em sua composição encontramos hidrogênio, oxigênio e carbono. Sua liberação na corrente sanguínea produz glicose.

Existem dois tipos de carboidratos: os simples e os complexos. Os simples são facilmente absorvidos pelo organismo, gerando elevados níveis de glicose e picos de insulina.

Esses carboidratos são encontrados em massas, como macarrão e pães e em frutas, por exemplo.

Já os carboidratos complexos são absorvidos de maneira gradual e mais lentamente, pois tem uma estrutura química maior.

Esses carboidratos são muito utilizados em dietas não restritivas, como a low carb.

Isso porque sua ingestão promove uma prolongação do estado de saciedade, o que propicia um maior intervalo entre as refeições.

Esses carboidratos podem ser encontrados na batata doce e nas massas integrais, por exemplo.

SOBRE A DIETA CETOGÊNICA

Trata-se de uma dieta extremamente eficaz, adotada por muitas pessoas ao redor do mundo.

O método consiste em reduzir drasticamente a ingestão de carboidratos, a fim de forçar o corpo a queimar a gordura esticada no corpo.

Essa queima deve ser realizada pelo corpo, visto que somente assim ele poderá produzir a energia necessária para sua manutenção.

Geralmente, a dieta é feita por cerca de 3 meses, sendo necessária uma preparação anterior.

Essa dieta é chamada de cetogênica porque produz corpos cetônicos. Isso ocorre quando o corpo se utiliza das reservas de tecido adiposo.

A produção dos corpos cetônicos é derivada da quebra dos ácidos graxos produzidos pelo processo de queima de gordura corporal.

O consumo reduzido de carboidratos força o corpo a produzir glucagon, um hormônio responsável pela quebra de gordura.

Tendo o funcionamento da dieta em vista, pode-se perguntar por seus efeitos colaterais, visto que se trata de um método restritivo.

Isso porque, com a diminuição da glicose, o corpo tem uma maior dificuldade de gerar a energia necessária para o bom funcionamento corporal.

Essa dificuldade pode sobrecarregar o fígado. Outro órgão que pode ser afetado são os rins. Nesse caso, a dieta ode acarretar em cálculos renais.

É muito comum que, no início da dieta, sinta-se um cansaço maior do que o de costume, tanto físico como mental.

A restrição em relação a determinados alimentos pode acarretar na diminuição de outros nutrientes importantes.

Por esse motivo, pode ser recomendável, a depender do caso, o uso de suplementos vitamínicos.

ANTES DE INICIAR A DIETA

Para que ela tenha o efeito desejado, é importante que se siga à risca o que está prescrito.

Assim, o primeiro passo é, se possível, consultar um nutricionista. A partir de uma consulta, pode-se estabelecer os alimentos mais apropriados apara cada caso.

Em seguida, deve-se adquirir todos os alimentos necessários, realizando um cardápio semanal para todo o período da dieta.

A ingestão de água é fundamental. Recomenda-se que a água seja alcalina, visto que esta auxilia ainda mais na hidratação.

Nesse artigo, tratamos os principais aspectos da dieta cetogênica e como ela funciona. Falamos ainda sobre os carboidratos, indicando quais são os seus tipos e a importância de seu funcionamento para o organismo. Por fim, falamos de algumas medidas que podem ser tomadas antes de se iniciar a dieta.

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