Alimentação Saudável

10 alimentos que não podem faltar na sua casa se você quer ter saúde

Muitos problemas de saúde podem advir de uma alimentação inadequada. Por isso, a busca por mais qualidade de vida deve começar na mesa.

De fato, problemas como a obesidade, que podem ser consequência da ingestão em larga escala de carboidratos e gorduras, podem gerar uma série de riscos.

Muitos fatores estão por trás de hábitos de alimentação inadequados, sendo um deles a desinformação.

No entanto, uma alimentação saudável pode ser feita com a adoção de produtos acessíveis, encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Tendo isso em mente, resolvemos listar alguns desses mantimentos, indicando sua importância e benefícios. Aproveite!

O QUE VEM A SER UMA DIETA SAUDÁVEL?

Parece um lugar comum dizer que comer bem não significa comer muito. No entanto, é muito comum que as pessoas exagerem em suas refeições diárias.

Da mesma forma, estar satisfeito depois de uma refeição é bem diferente de se sentir “cheio”.

De fato, é importante que se tenha em mente que uma boa refeição deve ser equilibrada.

Isso significa dizer que ela deve conter todos os nutrientes necessários para a manutenção do bom funcionamento do organismo.

Logo, não se trata de exagerar nas quantidades, mas de balancear as porções de cada alimento.

Outro equívoco muito comum está na ideia de que uma boa alimentação deve ser restritiva.

Realmente, não se trata de eliminar por completo certos mantimentos da alimentação, mas fazer cardápios variados.

Essa variedade deve corresponder às necessidades do organismo, para que não faltem os nutrientes de que ele precisa.

Por isso, não se deve consumir sempre o mesmo tipo de comida. A repetição de pratos diários pode não ser suficiente para o dispêndio de energia do dia-a-dia.

Além disso, sabe-se que refeições devem ser feitas de três em três horas, visto que esse é o tempo médio de queima da energia liberada.

É importante salientar ainda que o tipo de cardápio pode variar de pessoa para pessoa a depender de seus hábitos e estilos de vida.

Assim, a alimentação de uma pessoa que pratica regularmente exercícios físicos pode ser bem diferente de alguém que leva uma vida sedentária.

MONTANDO UM CARDÁPIO SAUDÁVEL

Conforme já sublinhamos, uma alimentação saudável pode ser feita de maneira simples.

De fato, muitos dos alimentos que podem propiciar mais qualidade de vida podem ser encontrados facilmente. Vamos a eles.

Ovo: é extremamente popular e barato. Ele tem uma série de nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo.

Dentre esses nutrientes podemos citar o zinco, o ácido fólico, o ferro e o potássio.

Alho: este é uma rica fonte de vitaminas dos complexos A, E, C e B. Contém substâncias com propriedades antivirais, anticoagulantes e antimicrobianas.

Maçã: é uma rica fonte de fibras, auxiliando no bom funcionamento do intestino.

Limão: fruta rica em vitamina C, sendo ainda uma rica fonte de cálcio. Pode ajudar muito na digestão das refeições.

Quinoa: não poderia faltar na nossa lista. Ela foi apelidada de superalimento. É rica em proteínas e auxilia na manutenção da saúde cardiovascular.

Couve: é útil no combate a problemas digestivos, sendo rica em vitaminas do complexo B e em fibras.

Lentilha: é rica em fibras e proteínas. Pode ajudar a aliviar os sintomas da tensão pré-menstrual (TPM).

Alecrim: pode ser consumido com sopas e sucos. Tem propriedades anti-inflamatórias, sendo também um poderoso relaxante muscular.

Cúrcuma: auxilia no emagrecimento e ajuda a reduzir a gordura corporal. Seu consumo contribui para a desintoxicação do fígado.

Canela: tem um grande potencial antioxidante. Sua ingestão pode ser muito útil para diabéticos, visto que auxilia no controle da insulina.

MAIS ALGUMAS DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Uma alimentação que proporcione mais saúde deve ainda observar alguns hábitos.

O primeiro, fundamental, é o consumo de água. Sabe-se que um adulto deve beber, em média, cerca de 2 litros de água por dia.

Também é importante que se evite doces e frituras. Uma alimentação baseada em altos índices glicêmicos pode levar à obesidade.

As bebidas alcoólicas devem ser ingeridas com moderação. Já o cigarro deve ser evitado.

Nesse artigo, listamos 10 alimentos essenciais para uma alimentação saudável. Mostramos o que significa se alimentar bem, falando sobre a importância dos bons hábitos alimentares para a saúde. Por fim, demos algumas dicas para aumentar a qualidade de vida.

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AgenciaJapi

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