Você está em: Home » Receitas » Receitas com alimentos funcionais

Receitas com alimentos funcionais

Postado por Ana Paula no dia 20/05/13 Sem comentários

Os alimentos funcionais são ótimos aliados da saúde e bem estar, confira aqui algumas receitas simples e fáceis de fazer em casa

Os alimentos funcionais são um dos maiores aliados dos que buscam manter alimentação saudável e dietas, pois ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, reduz a capacidade de absorção de gorduras e melhora o funcionamento do intestino.

Combinar uma alimentação saudável com os alimentos funcionais, proporciona um bem estar muito grande a saúde o qual não deve substituir nenhum alimento. Furtas, verduras, legumes e alimentos frescos nunca são de mais.

Quando consumimos fibras, contribuímos para a formação do bolo fecal que facilita muito o funcionamento do intestino, porém as fibras fazem efeito somente com o consumo de muita água e ter um acompanhamento profissional.

Alimentos funcionais

Entenda a classificação dos alimentos funcionais

Assista ao vídeo com algumas dicas para conseguir identificar nos supermercados os alimentos funcionais que são registrados pela Anvisa.

Receitas com alimentos funcionais

As receitas com alimentos funcionais contribuem para uma alimentação saudável e o bom funcionamento do intestino. Veja algumas receitas e prepare em casa.

Bolo de laranja com aveia

Bolo de laranja com aveia

Ingredientes:

- ½ copo de suco de laranja
- 1 xícara de chá de aveia em flocos
- 5 colheres de sopa de óleo de canola
- 2 colheres de chá de casca laranja ralada
- 02 claras
- 01 ovo inteiro
- 1 xicara de chá de farinha de arroz
- 2 xícaras de chá de bebida de soja ou leite desnatado
- 10 colheres de sopa de açúcar light ou adoçante culinário
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Como preparar: coloque no liquidificador o leite desnatado, ½ copo de suco de laranja, óleo, os flocos de aveia, casca da laranja e o açúcar. Depois de batido transfira para uma panela e cozinhe por cerca de 05 minutos ou obter a consistência de mingau, desligue e deixe mornar.

Bata as claras em neve e adicione a gema mexendo sem parar, em seguida adicione o fermento e a farinha de trigo. Bata tudo por mais um minuto para misturar muito bem, despeje o mingau mexendo com cuidado até que fique homogêneo.

Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos em uma assadeira untada com margarina e farinha. Depois retire do forno, deixe esfriar, desenforme e sirva.

Farofa de aveia

Farofa de aveia

Ingredientes:

- 2 colheres (sopa) de salsa
- 1 colher (sobremesa) de gengibre picado
- 1 unidade média de maça sem casca
- Sal e pimenta a gosto
- 1 unidade média de cebola
- 2 colheres (sopa) de alho-poró
- 1 colher (sopa) de uva-passa branca
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
- 2 colheres (sopa) de óleo de canola
- 1 colher (sopa) de uva-passa preta
- 5 colheres (sopa) de germe de trigo

Como preparar: coloque a cebola e o alho-poró no óleo de canola para refogar, aos poucos acrescente as uvas passas, gengibre ralado e a maçã picada e mexa no fogo médio por cerca de três minutos para misturar bem todos os ingredientes.

Depois acrescente o germe de trigo e a aveia deixando cozinhar até ficar crocante, vá adicionando a salsa picada e temperando com pimenta e sal a gosto.

Bolo de maçã, laranja e aveia

Bolo de maçã, laranja e aveia

Ingredientes:

- 1 xícara de suco de laranja natural
- 2 xícaras de maçã picadas
- 1 xícara de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico
- ½ xícara de óleo de soja
- 1 xícara de farinha Integral
- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de canela
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de aveia em flocos

Como preparar: em um recipiente misture as farinhas, açúcar mascavo, canela, aveia em flocos e o fermento em pó e misture muito bem esses ingredientes. Adicione na mistura os ovos e o óleo de soja mexendo com o auxílio de um garfo.

Aos poucos vá acrescentando o suco de laranja e os demais ingredientes, adicione as maçãs picadas e mexa muito bem obtendo uma mistura homogênea. Unte uma forma com manteiga e farinha e leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 25 minutos e sirva morno.

Portanto, essas são apenas algumas das receitas de alimentos funcionais que você pode fazer em casa para alternar o cardápio. Caso tenha mais algumas sugestões, participe através dos comentários.

Deixe uma Resposta »